quinta-feira, 8 de setembro de 2016

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quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Templo em Cajuru - SP

terça-feira, 31 de maio de 2016

Assembly of God Ozark - MO / Assembleia de Deus James River em Ozark - MO

James River Assembly of God - Ozark, Missouri

 
James River Church (JRC) of Ozark, Missouri, is an Assemblies of God megachurch. In 2009, it reported an average Sunday worship attendance of 8,850, making it the fourth largest Assembly of God church in the United States. Outreach Magazine ranked it the 47th fastest growing church in America in 2010.



History

James River Church (JRC) has grown from its original four families in a storefront in 1991 to a megachurch on two separate campuses. The main campus, known as James River Church - South Campus (Address: 6100 N 19th St, Ozark, MO 65721), includes multiple sanctuaries, a cafe, meeting rooms, offices, and the River Fitness Center. The second campus, James River Church - West Campus, is located off of US Hwy 60 in Southwest Springfield. A ground-breaking ceremony was held at JRC-West in fall of 2010 for further expansion at that location. Construction began in the summer of 2011 and was completed in the spring of 2013. During the 2016 Vision Sunday, a third campus, James River Church - North Campus was announced as the church had secured the land between I-44 and 65N in Springfield.
James River Church was founded out of the desire of the four couples to start a church on the southeast side of Springfield, a place where the Assemblies of God was not heavily represented at the time.The small congregation grew quickly and had to move into a larger space in an office park within nine months. It was at that time that John Lindell was hired to serve as pastor of the congregation. When he arrived in September 1991, he asked about expectations and the answer was "400 people in four years". However, in 1993, the average attendance topped 800. By April 15, 2008, the average attendance was 9,015, indicating a growth of approximately 1,200 people from the previous year. Attendance in 2009 grew at the same pace. By Spring 2010, weekly attendance averaged nearly 10,000. Attendance at the December 7, 2014, James River Christmas set a new all-time James River Church record with 17,917 people attending services at both James River campuses. 2015 Easter services set a record attendance with over 17,000 people attending.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/James_River_Church
 

Templo da AD em São Carlos M. Madureira

Sede da AD São Carlos - SP (Conamad)

Templo em 1961

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Curitiba PR - Tenda Assembleia de Deus Fazendinha


Tenda Assembleia de Deus Fazendinha em Curitiba PR.





Rua Alcir Martins Bastos, 338 CEP 81.330-400

Fazendinha, Curitiba - PR

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Templo em Campo Grande - MS Bairro Novo Amazonas

Campo Grande MS - Novo Amazonas


Templo no Bairro Novo Amazonas em Campo Grande - MS
Endereço:
Av: Senhor do Bonfim, nº 1000, esquina com a Rua Biritinga - Novo Amazonas, Campo Grande - MS.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Casa de Oração da Assembleia de Deus - Alenquer - PA

Templo em Alenquer - Pará


Fonte: IBGE 

Bandeira de Alenquer
Histórico:
 
Os registros da formação do povoado que originou o atual município de Alenquer datam da primeira metade do século XVIII, quando os capuchos da Piedade estabeleceram a sede da catequese no Rio Curuá. Ali trabalharam na convenção do índios Arabés. Naquele local, enfrentaram uma série de doenças tropicais que os levaram até o Rio Surubiú, onde permaneceram.
Em 1775, o então governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, subiu o Amazonas dando nomes portugueses as antigas missões religiosas. Assim o Surubiú passou a ser chamado Alenquer, elevando à categoria de Vila através da Carta Régia, de 06 de julho de 1775. Depois disso, por um breve período, a partir de 1833, Alenquer passou a ser anexada a Santarém, conquistando sua autonomia definitiva em 23 de julho de 1848, sendo elevada a categoria de cidade em 10 de julho de 1881.

Gentílico: alenquerense ou Ximango
 Templo Sede de Alenquer

Templo Sede de Alenquer

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Assembleia de Deus em Aveiro - Pará

Templo da Assembleia de Deus em Aveiro - PA, Brasil

 Aveiro é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Sudoeste Paraense. Localiza-se no norte brasileiro. O município ocupa uma superfície de 17158 km² e tem uma população de cerca de 15 mil habitantes.


Templo da Assembleia de Deus em Monte Alegre - PA

Templo Assembleiano em Monte Alegre -Pará


Templo da Assembleia de Deus em Monte Alegre, PA.

Foto de Tarcisio Shnaider
À esquerda, o Brasão de Monte Alegre


Singelo Templo Assembleiano em Monte Alegre - Pará

Templo da Assembleia de Deus em Monte Alegre - Pará

Foto de Tarcisio Shnaider
Monte Alegre é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Baixo Amazonas. Localiza-se no norte brasileiro.

Templo em Barcarena - Pará

Templo da Assembleia de Deus em Barcarena - PA

Foto: Tarcisio Schnaider

domingo, 8 de maio de 2016

Povoado de São Roque Ipirá - BA

Templo da Assembleia de Deus no Povoado de São Roque do Ipirá, BA

Foto enviada Por Josué Hermínio

Pedreira São Paulo - AD Ipiranga

 

Templo da Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga em Pedreira - SP

Foto enviada por Josué Hermínio
:: Como Chegar em Pedreira

Pedreira está localizada em uma região privilegiada, próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos, principal corredor de exportação. É de relevância destacar que se situa numa órbita de Campinas, não se constituindo em simples prolongamento desta importante cidade, condições que a afasta das altas concentrações, poluição e congestionamentos. Acrescenta-se que Pedreira é o caminho obrigatório para o mais importante circuito das águas do Estado, condições ambientais e de lazer essenciais para atividades voltadas à pesquisa e a processos de alto valor de transformação.

Situa-se à 33 quilômetros de Campinas, com acessos pela SP-340 e SP-95. Dista da Capital 130 quilômetros, com fácil acesso pelas Rodovias Bandeirantes e Anhanguera. O acesso ao Rio de Janeiro é feita pela Rodovia Dom Pedro, cujo trevo encontra-se a 33 quilômetros.

Região geograficamente inadequada para o desenvolvimento da agricultura mecanizada, o Município de Pedreira, cortado pelo Rio Jaguari, tem sua economia respaldada no setor industrial. Sua beleza paisagística começa atrair o interesse de empresas de alta tecnologia.
 
 
:: Dados Gerais
A População Total do Município é de 41.549 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010). Sua Área é de 110 km² representando 0.0442% do Estado, 0.0119% da Região e 0.0013% de todo o território brasileiro. Seu Índce de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.81 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2010) 
Área Territorial: 110 km²
Fonte: IBGE
Ano de Instalação: 1896
Microrregião: Campinas
Mesorregião: Pedreira
Altitude da Sede: 590 m
Distância à Capital: 137 Km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
Sº : 22º44'33,1"
W : 46º54'43,4"

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Templo da Assembleia de Deus em São João do Oriente - MG

São João do Oriente é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Vale do Rio Doce, à Microrregião de Caratinga e ao colar metropolitano do Vale do Aço e sua população estimada em 2014 era de 7 925 habitantes.

Singelo Templo da Assembleia de Deus no Povoado do Horácio em Resplendor - MG


Horácio é um povoado do município de Resplendor, Minas Gerais.
Cidades vizinhas: Barra de São Francisco, Nova Venécia, Jaguaré.
  


quinta-feira, 7 de abril de 2016

Assembleia de Deus em Santa Maria , Rio Grande do Sul


Rua Venâncio Aires 1504. Centro
Telefone (55-3221.5863) E-mail: ieadsm@adsantamaria.org.br
Atendimento de capelania, aconselhamento e orações das 8:30h as 12:00 e 13:30 as 17:00h.


Cultos:
Segunda Feira: Culto da Vitória ás 15h
Terça Feira:  Culto de Ensino Bíblico às 19:30h
Quarta Feira: Circulo de Oração às 14;30h
Quinta Feira: Culto de Oração às 20h
Sexta Feira: Culto da Vitória ás 20h
Sábado: Culto com Jovens às 19:30h
Domingo: Escola Bíblica Dominical às 8:30h
Culto Público ás 19:30h
Toda última Quarta Feira do Mês consagração do Círculo de Oração da 8:30 ás 16:00


História da Assembleia de Deus de Santa Maria

O Grande Movimento Pentecostal surgido em várias partes do mundo através de reuniões de oraçõesgammalkyrka, também nasce na Suécia . e o Pastor Gustav Nordlund (batizado no Espirito Santo), inicia seu ministério  a frente da Igreja Pentecostal (Pingstkirkan) na cidade de (Lidköping). A igreja foi constituída em 16 irmãos em 18 de Janeiro de 1919. As primeiras reuniões foram realizadas    Blabandslokalen. Porém logo em seguida  foi adquirido um prédio próprio, localizado na Cidade Velha (Lidköping) tinha o numero 346
Pr. Gustav Nordlund
                                                                                                                                                                                                       A igreja cresceu e já em 1922, enviava seu primeiro missionário o próprio pastor, Gustav Nordlund e sua esposa Hedwig Elizabeth Nordlund. Chegados ao Brasil no ano 1923, tomaram conhecimento das necessidades no extremo sul da nação e logo em seguida começaram a aprender o idioma português. em 12 de abril de 1924, realizam seu primeiro culto em Porto Alegre, capital do Estado do rio Grande do Sul, em 19 de outubro do mesmo ano (1924) com a realização do primeiro batismo , fundam oficialmente a Associação Evangélica Assembleia de Deus.
 Os anos se seguiram e muitas pessoas aderiram á doutrina pregada pelo missionário. Corria o ano de 1927, quando um convite(através de uma carta) da família Barcelos, pastor Gustav viaja de trem (doze horas) de Porto Alegre até o distrito de Arroio do Só (Santa Maria) e mais uma caminhada a pé (aproximadamente uma hora) até a casa da Sra. Guiomar Barcelos, para falar de Jesus e realizar o primeiro culto pentecostal e terras Santa-Marianeses . Esta Senhora recebe a jesus como seu único e suficiente salvador e cede sua propriedade ( em baixo de uma parreira) para realização de cultos .O irmão Noberto Gonçalves Flores, cartão de membro nº1, juntamente com sua esposa Georgina Barcelos fores, também aceitaram a Jesus Cristo , sendo logo em seguida batizada com Espirito Santo. O primeiro batismo foi realizado em uma sanga  aos fundos da propriedade da irmã Guiomar Barcelos, entre estes primeiros crentes estão Osmilda Pires, Rosa Pires, Maria José Pereira Soares e outros.
No ano 1928, converte-se o jovem Leonardo Gonçalves, este fervoroso e cheio do Espírito, o missionário Gustavo Nordlund o instala como primeiro obreiro da igreja no interior de Santa Maria. O irmão Leonardo Gonçalves, Pr. (cartão de membro n°08), que anos depois pastoreou as igrejas em Cacequi entre outras  e por último com vários anos foi pastor de Uruguaiana. O missionário Gustavo Nordlund enviou de Porto Alegre alguns irmãos carpinteiros e pedreiros (voluntários) para a construção da capela que foi inaugurada em 1929, no terreno doado pela irmã Guiomar Barcelos. O irmão José e sua esposa foram a sede do município Santa Maria para falar da salvação em Jesus Cristo, foi assim que José Cândido e a sua esposa Fausta e as irmãs Carolina e Cucha se tornaram crentes, e logo irmão machado cedeu sua casa para realização de cultos. O irmão Aleixo Flores da Silva (Pastor) e seu pai Thomaz aceitaram a Jesus em Arroio do Só e por seu desprendimento em falar do amor de Jesus o missionário o levou como auxiliar para Porto Alegre.
Pr. Paulo Cruz
              Logo que os cultos se oficializam na casa do irmão Machado (Borges de Medeiros), surge a necessidade de um obreiro, para atender o trabalho que já se espalhava em outros distritos de Santa Maria. o missionário Gustavo Nordlund envia de Porto Alegre o irmão Paulo Cruz , onde no dia 21 de fevereiro de 1932 organiza a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Maria, congregação de Porto Alegre.
                 Pr. Leonard Petersen
No ano de 1940 chega para trabalhar junto a igreja o missionário Leonard Petersen Norueguês, logo conquistou a simpatia da crescente igreja. em 1942 foi convocado para integrar o exército norueguês no Canadá, deixando muitos novos convertido ao evangelho em nossa cidade.
Pr. Luiz Neves
 Em 1942 veio o irmão Luiz Neves, um homem dedicado ao estudo da palavra, mas que por necessidade da obra devido a sua expansão, foi transferido pelo missionário Gustavo Nordlund em 1943.
Pr. Orvalino Lemos
No dia 07 de novembro de 1943, o Pastor Orvalino Lemos, oriundo da Região Metropolitana, com uma breve passagem (ano 1942) pela igreja de passo Fundo, é instalado como líder da igreja. Sua dedicação é notória entre muitos irmãos entre nós que são convertidos em sua época , sua dedicação  na edificação espiritual dos crentes através de estudos bíblicos. Em 1955 durante sua gestão a igreja em Santa Maria , recebeu autonomia jurídico-administrativa da nova igreja de Porto Alegre pelas mãos do Missionário Nils Taranger, que ao retorno do Missionário Gustavo ficou a frente da  Igreja em todo Rio Grande do Sul, o Pastor Orvalino Lemos permaneceu á frente da Igreja de Santa Maria por exatos 37 anos
Pr. Avelino Maicá da Silveira
No dia 07 de novembro de 1980, através da convenção, chegou a Santa Maria o Pastor Avelino Maicá da Silveira, grande pacificador, e  também um grande ensinador da palavra de Deus, sua gestão foi marcada por um grande desenvolvimento em todo o campo eclesiástico também dando autonomia  jurídico administrativa para Criação de outros campos eclesiásticos. permaneceu com êito em sua atividades até ser transferido, foram nove anos de grandes vitória para a igreja.
Pr. Elói Rocha de Andrade No dia 21 de dezembro de 1989, através da convenção, é empossado como pastor da Igreja o Pastor Elói  Rocha de Andrade, em sua gestão inúmeras igrejas foram construídas  e remodeladas, o que inclui o Templo Matriz(obra iniciada pelo pastor Maíca), aquisição do prédio administrativo, muitos foram feitos os feitos notável Pastor Eloi que estão em memória, a pós sua promoção as mansões celestiais o dia 15 de maio de 2008.
No dia 25 de maio de 2008, também através da convenção, acontece a posse do Pastor João Oliveira de Souza, nascido em Porto Alegre e desde sua infância seus pais o conduziram nos cSC.12.14.90056-q_webaminhos do Senhor.Com dinamismo e dedicação exerceu várias funções da Ad em porto Alegre até que foi enviado(1994) como presidente á igreja de Viamão. Dois anos mais tarde(1996), foi empossado na Igreja em Passo Fundo, realizando grandes projetos naquela igreja, onde permaneceu até 2008 onde foi transferido para Santa Maria. Aqui tornou-se notável pela sua administração com extrema  eficiência, organização e zelo, reconstruindo templo, adquirindo bens. Onde Deus manifestou-se grandemente com poder, muitos novos membros batizados e durante 7 anos o Senhor foi com o seu servo.
11062720_397937717081291_6106037444852597017_n No dia 07 de junho de 2015, a CIEPADERGS( Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul) empossou na Assembleia de Deus em Santa Maria, o Pr Domingos Floreni Lamberty, nascido em São Francisco de Assis  converteu-se ao evangelho de Jesus Cristo, batizando-se nas águas em 10 de dezembro do ano de 1972, já na cidade de São Luiz Gonzaga RS. Seis meses depois foi transferido para o estado do Amazonas para servir o Exército Brasileiro, onde começou o trabalho na obra de Deus na cidade de Palmeira do Javari- AM, permanecendo por mais de dois anos e fundando a obra de Deus naquela lugar. Nesta cidade construiu o primeiro templo evangélico, no ano de 1974. Depois foi transferido a cidade de Santiago onde cooperou com o trabalho da obra do Senhor naquela cidade como primeiro Tesoureiro e Líder da Juventude. Nesta oportunidade foi ordenado ao Presbitério em Maio de 1976. Novamente transferido, no ano de 1980, agora para o estado do Rio de Janeiro,trabalhou em muitas frentes de trabalho na Igreja daquela localidade, especialmente como Superintendente da EBD e dirigente do Setor de Curicica. Permaneceu por seis anos, onde neste período formou-se no curso de Bacharel em Teologia no ano de 1984, no IBP, em 1986. Foi quando retornou a cidade de Santiago e por mais dez anos ombreou a causa do mestre junto ao Pr Almerindo Mello da Costa e Almarino Mello da Costa, como Vice Presidente daquela Igreja, sendo ordenado ao ministério Pastoral em Outubro de 1986. Já na reserva do Exército Brasileiro em 1996 foi convocado para trabalhar na Igreja de Canudos-NH, como Vice Presidente daquela Igreja por aproximadamente dois anos. Já em 1998 assumiu seu primeiro campo em Santana da Boa Vista onde permaneceu até 1999. Após pastoreou a Igreja em Boa Vista do Buricá até 2004 quando retornou a cidade de Santiago, com o objetivo de cuidar melhor de 4 cidades de um campo missionário que estava sob sua responsabilidade na Serra Gaúcha. Na data de  01-12-2005 foi empossado pela Convenção na cidade de Bento Gonçalves, onde permaneceu por mais de nove anos realizando um notável e relevante trabalho, na Igreja Assembleia de Deus naquela Região que teve um grande crescimento espiritual e material, tendo conseguido, juntamente com aquela Igreja, fazer uma ampliação do templo, o qual se encontrava fechado há mais de dois anos, com o devido isolamento acústico e construído e adquirido outras propriedades para a Igreja.

Fonte: www.adsantamaria.org.br

Projeto Juazero do Norte - CE

Assembleia de Deus em Juazeiro do Norte - CE (Projeto Arquitetônico)

 Projeto arquitetônico do templo da Assembleia de Deus em Juazeiro do Norte - CE com uma nave para quase 3000 mil pessoas. São mais de 3.000,00m2 de área construída. O partido arquitetônico foi embasado na busca pela grandiosidade do poder de Deus, traduzido em uma verticalidade de mais de 36m de altura. Os vitrais em tons de amarelo remetem às chamas, símbolo específico da Assembleia de Deus, tornando seu templo central, a tradução de sua própria identidade. As diversas peles de vidro verticais, além de proporcionar a imponência desejada, permitem a iluminação da nave por completo, dispensando o uso de iluminação artificial durante o dia. Os brises verticais em concreto vem para amenizar a incidência solar nas fachadas. A cor branca, em quase toda a edificação, vem trazer um aspecto de pureza e paz e ao mesmo tempo sua neutralidade evidencia a entrada principal em vitrais coloridos. Localizada em Juazeiro do Norte-Ce.
 http://www.gizelemenezes.com/project/templo-central-da-assembleia-de-deus-em-juazeiro/

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

AD São Raimundo em Açailândia - MA

Templo da Assembleia de Deus em Açailândia - MA

ASSEMBLÉIA DE DEUS CONGREGAÇÃO COROA DA VIDA NA RUA SÃO RAIMUNDO EM AÇAILANDIA - MA  Foto -J. Wilson


Sobre Açailândia:
Açailândia é um município brasileiro do estado do Maranhão. É o oitavo município mais populoso do estado, com um total de 109.685 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015.
O PIB de Açailândia em 2013 foi de R$ 1.578.986.000, tornando o município o 5º maior PIB do estado do Maranhão e possuindo, segundo o IBGE, em 2009, a 4ª colocação em renda per capita de seu estado: R$ 12.865,82 por habitante.
A cidade é um importante polo agroindustrial, onde a exportação de ferro gusa, gerada por cinco indústrias siderúrgicas instaladas no município, se tornou sua principal fonte de renda. Também conta com diversos estabelecimentos comerciais, dos mais diversos ramos do comércio e serviços, e possui o maior rebanho bovino do estado .
A cidade foi tema de reportagem especial da Revista Veja com “as 20 Metrópoles Brasileiras do Futuro.
Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7ail%C3%A2ndia

Templo em Santiago - RS

Assembleia de Deus em Santiago - RS
Endereço
Rua João Aquino, 367 Santiago
Santiago - RS
CEP: 97.700-000
Telefone(s) Tel: (55) 3251-4388


Sobre Santiago "Terra dos Poetas"

Povinho, Povinho do Boqueirão, Santiago, nosso município faz parte do território missioneiro, tendo sido chão de Portugal e de Espanha, ao sabor dos tratados diplomáticos e das lutas que envolveram os dois países.
Com a fundação das reduções, os jesuítas, juntamente com o cultivo do trigo, do algodão e das demais plantações de subsistência,introduziram a pecuária no solo gaúcho,estabelecendo grandes estâncias de criação de gado.
Para que pudessem ser administradas, essas estâncias eram subdivididas em postos, atendidas por cerca de dez famílias, competindo aos posteiros, além dos cuidados com a agricultura, parar rodeio para costear o gado alçado, acostumando-o à presença do homem e facilitando o seu manejo.
Junto a esses postos havia sempre uma capela à devoção dos moradores. As referências coreográficas que aparecem no abundante documentário sobre os Sete Povos e as Reduções, de vida efêmera que os antecederam, constituem assim,importantes subsídios ao estudo da formação histórica do Rio Grande.
D’entre os temas mais fascinantes da toponomástica riograndense avulta, sem dúvida, o da palavra Santiago, cuja ancianidade ninguém pode legitimamente contestar. Uma coisa é líquida e certa: Santiago não provém do substantivo Santiago nem de Sant’Iago, como insinua ou procura fazer crer o Código de Postura do governo santiaguense saído dos prelos da “Gazeta de Alegrete” , em 1886 e do qual, ao que parece, só resta um exemplar, o de propriedade do colecionador Pedro Palmeiro.
São Thiago, Sam Thiago e Santiago são as únicas grafias que repontam na documentação jesuítica, inclusive no prestimoso Diário do padre Tadeu Henis, datado de 13 de maio de 1756 (1), e na caudalosa torrente de papéis oficiais sobre o povoamento das Missões. Muito elucidativo, nesse particular,são os assentamentos paroquiais mais antigos de São Borja, a cuja jurisdição estiveram sujeitas até 1834 e sob o nome genérico de “Distrito de São Xavier” , as terras que naquela data, passaram a constituir uma comuna autônoma, sob a denominação de Santiago do Boqueirão, hoje Santiago “tout court” e outrora povinho, substitutivo que vai, pouco a pouco, desaparecendo.
Durasnal de Santiago e Capela de Santiago, por outro lado, são expressões encontradiças no epistolário jesuítico do século XVIII.
A coxilha de Santiago, de maciço domínio guenoa, foi aliás no ciclo inicial do apostolado, o ponto de partida do fundador de São Nicolau quando de sua primeira entrada evangelizadora na província etnográfica do Tape.
Em 1815, o Marquês de Alegrete concedeu uma sesmaria a Francisco José de Carvalho “no lugar denominado Santiago, invernada que foi do Povo de Santo Ângelo” (Ângelo) (2).
O erro é manifesto. Santiago era um posto (subdivisão) da Estância de São Miguel, vasto empório de gado bovino povoado com 40.000 cabeças originárias da chamada Vacaria do Mar e que possuía, em números redondos,uma superfície aproximada de oitenta léguas quadradas, estendendo-se até a Coxilha Grande, entre as cabeceiras dos rios Taquarembó e Jaguari.
A seis quilômetros mais ou menos do campo de Ibasso ficava o posto de Santo Antônio, o Novo, assim chamado em face do estabelecimento homônimo mais antigo – o de Santo Antonio de Taroquem – cujas cercas de pedras, cobertas de musgo pelo tempo e semi servidas,ainda podem ser vistas.
Esse reduto avançado do trabalho civilizador dos inacianos, após a batalha de Caiboaté, foi abandonado pelos seus moradores que, em fuga precipitada, se refugiaram em Santiago, mais distante do teatro de operações e em cuja tosca capela de pau-a-pique e capim foi rezado o primeiro responso solene pela alma de Sepé Tiaraju.
As formas São Thiago, Sam Thiago e Santiago anteriormente referidas mostram claramente o processo evolutivo,simultaneamente prosódico e gráfico, da tradicional designação, a que o termo Boqueirão, de origem mais recente, precedido da preposição do se agregou no decurso dos anos, por influência de curiosos fenômenos fisiográficos locais.
Ao tempo de Arsene Isabelle, nada existia, no local da atual cidade, senão “três ou quatro chácaras e estâncias à entrada de um vale arborizado, onde corria um límpido regato” (3).
Em 1856, segundo José Heméterio Velloso da Silveira, havia apenas três casas, sendo uma do comerciante português Antonio José da Rocha. Quando da irrupção da Guerra do Paraguai, consoante outro depoimento do mesmo autor, Santiago já era uma “povoação com mais de 40 casas batidas, sendo 6 de negócio” (4).
A origem de nossa cidade é irrefutavelmente jesuítica, e foi dado em homenagem ao Santo Católico. Os jesuítas edificaram trinta e três Reduções em nosso território, e vinte e uma Capelas, sendo que a Capela de número quinze, conforme Hemetério Velloso à página 14 de seu livro “As Missões Orientais e Seus Antigos Domínios”, chamava-se “CAPELA DE SÃO THIAGO”, no local do Distrito de São Xavier (chamado Durasnal de São Thiago).
Santiago, em sua marcha evolutiva, foi “Povinho” até 26 de dezembro de 1866, quando passou a ser designada “Freguesia de São Thiago do Boqueirão”. “Vila” a 4 de janeiro de 1884, (data em que está comemorando atualmente seu aniversário), e, finalmente elevada à categoria de cidade em 31 de março de 1938.

Fonte: http://www.santiago.rs.gov.br/pagina/647/historia