segunda-feira, 28 de junho de 2010
Assembleia de Deus no Povoado de "Espanta Gado" no Sertão da Bahia
Espanta Gado,perdido no meio do sertão da Bahia,no municipio de Queimadas,tem por volta dos poucos mais de mil habitantes. Lá também tem Assembleia de Deus.
Templo da Assembleia de Deus - Sertão Rio Claro - RJ
domingo, 27 de junho de 2010
Assembleia de Deus em Ghana / Assembly of God Ghana
Acima Templo da Assembleia de Deus improvisado em Aldeia em Ghana, país da África Ocidental.
"...Eles acreditavam que os bebês não devem chorar durante a noite, e quando isso acontece, o bebê deve ser enterrados vivos ou mortos . Graças a Deus eles aceitaram o Evangelho, acabendo com estas crenças primitivas"
As árvores que são vistas na foto era consideradas divinas, e era adoradas pelos membros da tribo.
Fonte: http://www.holyghostrevival.org/
"...Eles acreditavam que os bebês não devem chorar durante a noite, e quando isso acontece, o bebê deve ser enterrados vivos ou mortos . Graças a Deus eles aceitaram o Evangelho, acabendo com estas crenças primitivas"
As árvores que são vistas na foto era consideradas divinas, e era adoradas pelos membros da tribo.
Fonte: http://www.holyghostrevival.org/
sábado, 26 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Nova Sede Do Ministério do Belém em São Paulo - Ilustrações de como ficará e fotos da Construção
A Assembleia de Deus Ministério do Belém em São Paulo -SP, está construindo seu novo Templo Sede. O Ministério é presidido pelo Pr. José Wéllington Bezerra da Costa, que também é Presidente da CGADB.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Assembleia de Deus em Marabá - PA
Templo da Assembleia de Deus em Marabá no Estado do Pará. Igreja estabelecida na cidade desde de 1925.
Singela pintura de templo em Bitupitá no Sertão do Ceará
Concilio de Las Asambleas de Dios de La Republica Dominicana y el Templo Betel de Las Asambleas de Dios
Foto tirada em frente ao Concilio de Las Asambleas de Dios de La Republica Dominicana e Templo Betel das Assembleias de Deus.
Assembleia de Deus na Polônia / Assembly of God in Poland
Assembly of God in India. / Assembleia de Deus na Índia
Asableas de Dios en Panama - Templo das Assembleias de Deus no Panamá
sábado, 19 de junho de 2010
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Hillsong Assembleia de Deus na Austrália / Hillsong Church Assembly od Gog in Australia
Imagens da Hillsong Church, braço das Assembleias de Deus na Austrália.
A Igreja Hillsong é uma Igreja Cristã Pentecostal do movimento da Assembleia de Deus situada em Sydney e em Brisbane, ambas cidades da Austrália, sendo a ultima sua capital. Foi fundada efetivamente em 1983 sob o nome de Hills Christian Life Centre por Brian Houston e sua esposa Bobbie. Era pastoreada anteriormente pelo pai de Brian, Frank Houston com uma congregação pequena sob o nome Sydney Christian Life Centre. Quatro anos depois já alcançava 900 membros.
Atualmente a Hillsong possui igrejas espalhadas pelo planeta que incluem duas Hillsong Londres no Reino Unido (uma na região oeste da cidade e outra na região leste), Hillsong Kiev na Ucrânia, Hillsong Moscou na Rússia, Hillsong Paris na França, Hillsong Cape Town na África do Sul e Hillsong Estocolmo na Suécia, além de pequenos grupos (futuras igrejas) nas cidades de Berlim na Alemanha , Barcelona na Espanha, Minsk na Bielo-Rússia e Flórida nos Estados Unidos da América.
Fonte: Revista Eclésia e Wikipédia
Assembleia de Deus na India / New Life Assembly of God is a 30,000 member church located in Chennai, India.
Templo Assembleiano na India. New Life Assembly of God is a 30,000 member church located in Chennai, India.
Templos das Assembleias de Deus no Japão / Temples of Assembleies of God in Japan
Foto acima: Igreja Brasileira no Japão
Acima Igreja Brasileira no Japão
Acima Igreja Assembleia de Deus Japonesa
Interior do templo.
Assembleia de Deus Brasileira no Japão em Yuki-Shi / AD Yuki-Shi - JAPÃO
Igreja Assembleia de Deus nas Filipinas - Natubleng Assembly of God Church
Asamblea de Dios en Santa Cruz de la Sierra / Assembleia de Deus Boliviana
Asamblea de Dios en Colombia - Templo da Assembleia de Deus na Coômbia.
domingo, 6 de junho de 2010
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Mais uma foto do Templo Central da Assembleia de Deus em Campinas - SP
Mais uma foto do Templo Sede da Assembleia de Deus em Campinas, igreja onde dei meus primeiros passos. É uma pena que uma igreja tão grande, numa Metrópole como Campinas, ainda tenha um Templo Sede tão pequeno e mal localizado. Olhando assim parece grande, mas para o tamanho da Igreja em Membros é muito pequeno.
Não tenho informações atualizadas do número de membros, mas creio que devem passar dos 15.000 membros da AD Ministério do Belém em Campinas e neste templo não cabem mais que 3.000 pessoas.
Me lembro de um evento, que fizemos logo que o Pr. Paulo R. Freire da Costa assumiu a igreja; fizemos no Sambódromo de Paulínia, pois não caberiam todos os membros no Templo. Aliás me lembro que neste evento, uma Santa Ceia, foi alardeado que seria construido um novo Templo Sede, ou melhor, um "Complexo", o CADCAMP "Complexo das Assembleias de Deus em Campinas", que teria, além de um Templo com capacidade para 15.000 pessoas, outras coisas como Escola Teológica, Escola para Ensino, Creche, etc. Me lembro que até foi distribuida uma agendinha, com eventos da igreja e com a projeção de como ficaria o "Complexo".
Bom, lá se vão mais de 12 anos (creio), e nunca mais ouvi falar deste Projeto.
Caso alguém tenha informações, e queira compartilhar conosco fique à vontade.
Hino Oficial do centenário das Assembléias de Deus no Brasil.wmv
Hino Oficial do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil / Official Anthem of the Centenary of the Assemblies fo God in Brazil
Assembleias de Deus - Verdades Fundamentais
Esta música embora muito bonita e interessante, não é reconhecida como "Hino Oficial das Assembleias de Deus no Brasil", como "sugere" o título do vídeo. Mas tem seu valor, por retratar parte da história das AD no Brasil. Vale apenas uma correção: O inicio das Assembleias de Deus no Brasil, datam de 1911, e não 1910, muito embora seus fundadores tivessem aportados em nosso país em em 19 de novembro de 1910. Seu primeiro nome no Brasil foi "Missão Fé Apostólica", o mesmo nome que era usado no Movimento da Rua Azuza em Los Angeles, Estado Unidos. Movimento este que teve seu apogeu nos meados de 1906 com o Pastor William Joseph Seymour.
Por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus (Assemblies of God) nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas.
A influência sueca teve forte peso na formação assembleiana brasileira, em razão da nacionalidade de seus fundadores, e graças à igreja pentecostal escandinava, principalmente a Igreja Filadélfia de Estocolmo, que, além de ter assumido nos anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviou outros missionários para dar suporte aos novos membros em seu papel de fazer crescer a nova Igreja. Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administradas exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.
_________________________________________________________________________________
Portugal
Em Portugal a história dessa denominação pentecostal é contada a partir do ano de 1913. Foram os missionários portugueses emigrados do Brasil José Plácido da Costa (1913) e José de Matos Caravela (1921) que deram início às ações que resultaram na fundação das Assembleias de Deus em Portugal.
A primeira igreja Assembleia de Deus em Portugal foi fundada na cidade de Portimão, em 1924, pelo missionário José de Matos, também responsável pela fundação das igrejas do Algarve, de Santarém e de Alcanhões. A partir desse ano, com a ajuda de missionários suecos e o esforço de obreiros portugueses, foram estabelecidas diversas outras igrejas em várias cidades, como: Porto, em 1930, com a intervenção do missionário sueco Daniel Berg; Évora, em 1932, pela ação da evangelista Isabel Guerreiro; e Lisboa, em 1934, com a ajuda do missionário Jack Hardstedt.
Da ação missionária das Assembleias de Deus em Portugal deu-se a expansão da igreja aos territórios ultramarinos, a exemplo de: Angola, Guiné, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor-Leste; os quais posteriormente tornaram-se nações independentes, mas mantiveram suas igrejas Assembleias de Deus nacionais em fraterna relação com as coirmãs portuguesas.
Em Portugal o ramo principal é a Convenção das Assembleias de Deus em Portugal, com quase 400 igrejas, a maior denominação protestante no país.
Além da CADP, existem outras denominações organizadas em Portugal, originárias de imigrantes brasileiros ou cismas da CADP, que adotam o mesmo nome, como a Assembleia de Deus Missionária; Assembleia de Deus Universal; Convenção Nacional das Assembleias de Deus (60 igrejas com 450 Congregações); Igreja de Nova Vida - Assembleia de Deus da Amadora;Centro Pentecostal Europeu das Assembleias de Deus(CPEAD 75 locais de culto); Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério da Missão
_______________________________________________________________________________
Estados Unidos
Nos Estados Unidos surgiram várias congregações pentecostais independentes, desde o avivamento da rua Azuza, em 1906. Buscando unidade, comunhão entre si, trabalho missionário e organização legal, alguns líderes convocaram uma Convenção em Hot Springs, Arkansas, em 1914. Como resultado, houve a adesão de quase 500 ministros e a criação do General Council of the Assemblies of God (Concílio Geral das Assembleias de Deus), mais tarde sediado em Springfield, Missouri. Essa igreja possui, hoje, cerca de 2 milhões de membros e envia missionários a vários países do mundo. John Ashcroft, procurador-geral dos EUA durante o primeiro mandato de George W. Bush, é membro dessa denominação.
As Assemblies of God apresentam algumas diferenças de sua coirmã brasileira: no tocante à administração, não existe o sistema de ministérios; cada igreja local é autônoma e não é subordinada a nenhuma outra, mas voluntariamente agrupam-se em presbitérios regionais, onde há igualdade entre todos e contam com a participação de representantes leigos. A congregação local entrevista e contrata o pastor, que é examinado e ordenado pelo Concílio Geral. Referente aos costumes, as Assemblies of God são integradas à sociedade americana, permitindo, por exemplo, que suas mulheres cortem o cabelo e usem calças compridas.
(Nota do Blog): Já a algum tempo as Assembleias de Deus Brasileiras, na maioria dos seus Ministérios fazem um "abertura" no que se diz respeito aos "usos e costumes".
***Não confundir Usos e Costumes com Doutrina.
Leia ao final desta postagem texto sobra a Doutrina Assembleiana:
________________________________________________________________________________
Reino Unido e Irlanda
Organizada em 1924, a Assemblies of God in Great Britain and Ireland cresceu sob a influência do pastor Donald Gee. Reúne hoje cerca de 600 igrejas locais e possui uma rede de missionários atuando em vários continentes. Uma característica da AGGBI é a prática da Santa Ceia semanalmente.
Existem ainda Assembleias de Deus composta por imigrantes caribenhos e brasileiros, cujas igrejas não possuem relações com a AGGBI.
________________________________________________________________________________
Doutrina Assembleiana:
Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus
Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléia de Deus consiste num documento de seis páginas produzidos pelo Conselho Geral das Assembléias de Deus, onde estabelece dezesseis doutrinas, inegociáveis para quem quiser aderir à Assembléia de Deus. [1] [2] Quatro dos dezesseis fundamentos são considerados norteadores, a saber: Salvação, o Batismo no Espírito Santo, Cura Divina e a Segunda Vinda de Cristo [3]
Resumo das 16 Verdades Fundamentais da Assembléia de Deus
1-A inspiração das Sagradas Escrituras;
2-O único Deus verdadeiro;
3-A deidade do Senhor Jesus Cristo;
4-A queda do homem;
5-A salvação do homem;
6-As ordenanças da igreja;
7-O batismo no Espírito Santo;
8-A evidência física inicial do batismo no Espírito Santo;
9-A santificação;
10-A igreja e sua missão;
11-O ministério;
12-Santidade divina;
13-A esperança bem-aventurada;
14-O reino milenar de Cristo;
15-O Juízo final;
16-Novos céus e nova terra [4] [5] [6]
Descrição das Declarações Fundamentais e Inegociáveis
A Inspiração das Escrituras
O documento declara que as escrituras além de inspiradas, tem autoridade infalível de fé e conduta.
O Único Deus Verdadeiro
1. Nesse documento de Verdades Fundamentais Inegociáveis, declara Deus ter se revelado como eterno e existente em si próprio, "EU SOU";
2. Declara relação e associação entre o Deus, o Pai, Deus Filho e Espírito Santo; criador do céu e da terra e o redentor da humanidade;
3. Declara Deus revelado como Tri-Uno, com distinção no tangente à pessoa, entretanto não divisíveis em relação à divindade.
A Deidade de Nosso Senhor Jesus Cristo
Na Declaração de Verdades produzido pelo Conselho Geral das Assembléias de Deus, Jesus Cristo é o Filho eterno de Deus, sem pecado, que operou milagres, sofreu o sacrifício vicário na cruz, ressuscitou corporalmente dentre os mortos, é exaltado à direita de Deus-Pai.
A Queda do Homem
O homem foi criado bom e justo, conforme semelhança do Deus Tri-Uno, contudo caiu por transgressão voluntária, recebendo sobre si a morte espiritual, que é a separação de Deus, e recebendo também a morte física como conseqüência da sua queda.
A Salvação do Homem
A única maneira do homem alcançar a salvação é observada pelas seguintes condições, com privilégios e evidências, nas seguintes declarações no documento:
1. Através do sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus,
2. Através do arrependimento para com Deus,
3. Pela fé em Nosso Senhor Jesus Cristo,
4. Pela renovação do Espírito Santo.
5. O homem é justificados pela graça, através da fé, e se torna co-herdeiro com Cristo Jesus, o Filho de Deus.
6. A evidência interior da salvação é o testemunho direto do Espírito Santo, e as provas exteriores, para os olhos de todos os homens, é uma vida de verdadeira justiça e santidade.
As Ordenanças da Igreja
1. Aos que se arrependerem e crerem em Jesus Cristo, a ordenança do batismo por imersão, declarando ao mundo que morreram com Cristo, e devendo andar em nova vida.
2. A Ceia do Senhor, composto pelos elementos - pão e do fruto da videira, por memória do sofrimento e morte de Jesus por crucificação, e proclamação de sua segunda vinda.
O Batismo no Espírito Santo
1. Foi uma experiência normal na igreja cristã primitiva.
2. Os crentes de hoje, devem ardentemente buscar o batismo no Espírito Santo e com fogo, conforme mandamento do Senhor Jesus Cristo, vindo sobre o membro o revestimento de poder no serviço e trabalho do ministério.
3. O batismo no Espírito Santo é posterior à experiência do novo nascimento, e é uma experiência distinta.
4. As experiências que acompanharão o batismo no Espírito Santo são:
*Transbordante plenitude do Espírito,
*Profunda reverência a Deus,
*Uma intensa consagração a Deus,
*Amor mais ativo por Cristo, pela Sua Palavra, e dedicação ao seu trabalho pelos perdidos.
A Evidência Física Inicial do Batismo no Espírito Santo
1. O falar em outras línguas como ao Espírito de Deus aprouver,
2. O falar em línguas tem a mesma essência do dom das línguas, mas é diferente em propósito e uso.
Santificação
1. Consiste no ato de separação.
2. Quem procura santificação deve se apartar do que é mau, e se dedicar a Deus.
3. Sem santidade, ninguém verá o Senhor.
4. Pelo poder do Espírito Santo, somos capazes de obedecer a ordem: "Sede santos, porque eu sou santo".
5. A santificação é realizada através da identificação com Cristo na sua paixão, pela fé diária na unidade, e oferecimento diário ao domínio do Espírito Santo sobre si.
A Igreja e Sua Missão
1. A Igreja é o Corpo de Cristo,
2. A Igreja é a habitação de Deus através do Espírito.
3. Cada crente, nascido do Espírito é uma parte integrante da Assembléia Geral e da Igreja do Primogênito, que estão escritos nos céus.
4. Propósito da Igreja é salvar o perdido.
5. Construir um corpo de crentes à imagem de Seu Filho.
6. Evangelizar o mundo.
7. Adorar a Deus em congregação.
8. Ser um canal dos propósitos de Deus.
9. Demonstrar amor e compaixão de Deus para todo o mundo.
10. Dar prioridade permanente a evangelização com acompanhamento de sinais sobrenaturais.
11 .Cuidar dos pobres e necessitados do mundo.
O Ministério
Com o propósito quádruplo de liderar a Igreja em:
1. Evangelização do mundo.
2. Adoração a Deus.
3. Construção de um corpo de santos sendo aperfeiçoados à imagem de Seu Filho.
4. Reunião com os ministérios necessidade humana de amor e compaixão.
Cura Divina
As Verdade Fundamentais declaram a cuda divina como parte integrante do evangelho, e declara como a libertação da doença estando prevista na expiação por Cristo na cruz, e declara como sendo privilégio de todos os crentes.
A Esperança Bem-Aventurada
Consiste na declaração da esperança de que aqueles que dormiram em Cristo, ressuscitarão e trasladarão aos céus, juntamente com aqueles que estiverem vivos, na vinda do Senhor. Essa declaração é a iminente e bendita esperança da igreja, a vinda de Jesus Cristo.
O Reino Milenar de Cristo
A segunda vinda de Cristo inclui o arrebatamento dos santos, que é a bendita esperança. Será seguida pelo retorno visível de Cristo com seus santos para reinar na terra por mil anos. Este reino milenar trará a salvação de Israel nacional, e o estabelecimento da paz universal.
O Juízo Final
Haverá um julgamento dos ímpios mortos que serão ressuscitados. Aquele que não for achado inscrito no Livro da Vida, juntamente com o diabo e seus anjos, a besta e o falso profeta, serão lançado no castigo eterno, no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Os Novos Céus e a Nova Terra
"Nós, de acordo com Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra onde habita a justiça".
Referências:
http://ag.org/top/Beliefs/Statement_of_Fundamental_Truths/sft.pdf (A declaração das Verdades Fundamentais da Assembleia de Deus - Texto em inglês)
http://www.igrejavida.org/cremos.htm
http://ag.org/top/Beliefs/Statement_of_Fundamental_Truths/sft_short.cfm
http://iadeco.com/?TargetPage=68B200F2-10D5-43DC-A100-B3870EB3D17E
http://adeus.no.sapo.pt/qsomos.htm#Verdades_Fundamentais
http://adbrasilia.com.br/portal/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1455
http://ag.org/top/Beliefs/Statement_of_Fundamental_Truths/sft_full_sp.cf %20exto (Verdades Fundamentais das Assembleias de Deus - Texto na íntegra em espanhol)
FONTE: Wikipédia
Blog Templos: Estas são as Doutrinas das Assembleias de Deus, seguidas e praticadas no Mundo todo. Quanto aos Usos e Costumes, cada Ministério é autônomo e independente para adotá-los da forma como julgar conveniente, sem interferência da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, ou do Concílio Geral em Springfield, USA.
Por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus (Assemblies of God) nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas.
A influência sueca teve forte peso na formação assembleiana brasileira, em razão da nacionalidade de seus fundadores, e graças à igreja pentecostal escandinava, principalmente a Igreja Filadélfia de Estocolmo, que, além de ter assumido nos anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviou outros missionários para dar suporte aos novos membros em seu papel de fazer crescer a nova Igreja. Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administradas exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.
_________________________________________________________________________________
Portugal
Em Portugal a história dessa denominação pentecostal é contada a partir do ano de 1913. Foram os missionários portugueses emigrados do Brasil José Plácido da Costa (1913) e José de Matos Caravela (1921) que deram início às ações que resultaram na fundação das Assembleias de Deus em Portugal.
A primeira igreja Assembleia de Deus em Portugal foi fundada na cidade de Portimão, em 1924, pelo missionário José de Matos, também responsável pela fundação das igrejas do Algarve, de Santarém e de Alcanhões. A partir desse ano, com a ajuda de missionários suecos e o esforço de obreiros portugueses, foram estabelecidas diversas outras igrejas em várias cidades, como: Porto, em 1930, com a intervenção do missionário sueco Daniel Berg; Évora, em 1932, pela ação da evangelista Isabel Guerreiro; e Lisboa, em 1934, com a ajuda do missionário Jack Hardstedt.
Da ação missionária das Assembleias de Deus em Portugal deu-se a expansão da igreja aos territórios ultramarinos, a exemplo de: Angola, Guiné, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor-Leste; os quais posteriormente tornaram-se nações independentes, mas mantiveram suas igrejas Assembleias de Deus nacionais em fraterna relação com as coirmãs portuguesas.
Em Portugal o ramo principal é a Convenção das Assembleias de Deus em Portugal, com quase 400 igrejas, a maior denominação protestante no país.
Além da CADP, existem outras denominações organizadas em Portugal, originárias de imigrantes brasileiros ou cismas da CADP, que adotam o mesmo nome, como a Assembleia de Deus Missionária; Assembleia de Deus Universal; Convenção Nacional das Assembleias de Deus (60 igrejas com 450 Congregações); Igreja de Nova Vida - Assembleia de Deus da Amadora;Centro Pentecostal Europeu das Assembleias de Deus(CPEAD 75 locais de culto); Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério da Missão
_______________________________________________________________________________
Estados Unidos
Nos Estados Unidos surgiram várias congregações pentecostais independentes, desde o avivamento da rua Azuza, em 1906. Buscando unidade, comunhão entre si, trabalho missionário e organização legal, alguns líderes convocaram uma Convenção em Hot Springs, Arkansas, em 1914. Como resultado, houve a adesão de quase 500 ministros e a criação do General Council of the Assemblies of God (Concílio Geral das Assembleias de Deus), mais tarde sediado em Springfield, Missouri. Essa igreja possui, hoje, cerca de 2 milhões de membros e envia missionários a vários países do mundo. John Ashcroft, procurador-geral dos EUA durante o primeiro mandato de George W. Bush, é membro dessa denominação.
As Assemblies of God apresentam algumas diferenças de sua coirmã brasileira: no tocante à administração, não existe o sistema de ministérios; cada igreja local é autônoma e não é subordinada a nenhuma outra, mas voluntariamente agrupam-se em presbitérios regionais, onde há igualdade entre todos e contam com a participação de representantes leigos. A congregação local entrevista e contrata o pastor, que é examinado e ordenado pelo Concílio Geral. Referente aos costumes, as Assemblies of God são integradas à sociedade americana, permitindo, por exemplo, que suas mulheres cortem o cabelo e usem calças compridas.
(Nota do Blog): Já a algum tempo as Assembleias de Deus Brasileiras, na maioria dos seus Ministérios fazem um "abertura" no que se diz respeito aos "usos e costumes".
***Não confundir Usos e Costumes com Doutrina.
Leia ao final desta postagem texto sobra a Doutrina Assembleiana:
________________________________________________________________________________
Reino Unido e Irlanda
Organizada em 1924, a Assemblies of God in Great Britain and Ireland cresceu sob a influência do pastor Donald Gee. Reúne hoje cerca de 600 igrejas locais e possui uma rede de missionários atuando em vários continentes. Uma característica da AGGBI é a prática da Santa Ceia semanalmente.
Existem ainda Assembleias de Deus composta por imigrantes caribenhos e brasileiros, cujas igrejas não possuem relações com a AGGBI.
________________________________________________________________________________
Doutrina Assembleiana:
Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus
Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléia de Deus consiste num documento de seis páginas produzidos pelo Conselho Geral das Assembléias de Deus, onde estabelece dezesseis doutrinas, inegociáveis para quem quiser aderir à Assembléia de Deus. [1] [2] Quatro dos dezesseis fundamentos são considerados norteadores, a saber: Salvação, o Batismo no Espírito Santo, Cura Divina e a Segunda Vinda de Cristo [3]
Resumo das 16 Verdades Fundamentais da Assembléia de Deus
1-A inspiração das Sagradas Escrituras;
2-O único Deus verdadeiro;
3-A deidade do Senhor Jesus Cristo;
4-A queda do homem;
5-A salvação do homem;
6-As ordenanças da igreja;
7-O batismo no Espírito Santo;
8-A evidência física inicial do batismo no Espírito Santo;
9-A santificação;
10-A igreja e sua missão;
11-O ministério;
12-Santidade divina;
13-A esperança bem-aventurada;
14-O reino milenar de Cristo;
15-O Juízo final;
16-Novos céus e nova terra [4] [5] [6]
Descrição das Declarações Fundamentais e Inegociáveis
A Inspiração das Escrituras
O documento declara que as escrituras além de inspiradas, tem autoridade infalível de fé e conduta.
O Único Deus Verdadeiro
1. Nesse documento de Verdades Fundamentais Inegociáveis, declara Deus ter se revelado como eterno e existente em si próprio, "EU SOU";
2. Declara relação e associação entre o Deus, o Pai, Deus Filho e Espírito Santo; criador do céu e da terra e o redentor da humanidade;
3. Declara Deus revelado como Tri-Uno, com distinção no tangente à pessoa, entretanto não divisíveis em relação à divindade.
A Deidade de Nosso Senhor Jesus Cristo
Na Declaração de Verdades produzido pelo Conselho Geral das Assembléias de Deus, Jesus Cristo é o Filho eterno de Deus, sem pecado, que operou milagres, sofreu o sacrifício vicário na cruz, ressuscitou corporalmente dentre os mortos, é exaltado à direita de Deus-Pai.
A Queda do Homem
O homem foi criado bom e justo, conforme semelhança do Deus Tri-Uno, contudo caiu por transgressão voluntária, recebendo sobre si a morte espiritual, que é a separação de Deus, e recebendo também a morte física como conseqüência da sua queda.
A Salvação do Homem
A única maneira do homem alcançar a salvação é observada pelas seguintes condições, com privilégios e evidências, nas seguintes declarações no documento:
1. Através do sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus,
2. Através do arrependimento para com Deus,
3. Pela fé em Nosso Senhor Jesus Cristo,
4. Pela renovação do Espírito Santo.
5. O homem é justificados pela graça, através da fé, e se torna co-herdeiro com Cristo Jesus, o Filho de Deus.
6. A evidência interior da salvação é o testemunho direto do Espírito Santo, e as provas exteriores, para os olhos de todos os homens, é uma vida de verdadeira justiça e santidade.
As Ordenanças da Igreja
1. Aos que se arrependerem e crerem em Jesus Cristo, a ordenança do batismo por imersão, declarando ao mundo que morreram com Cristo, e devendo andar em nova vida.
2. A Ceia do Senhor, composto pelos elementos - pão e do fruto da videira, por memória do sofrimento e morte de Jesus por crucificação, e proclamação de sua segunda vinda.
O Batismo no Espírito Santo
1. Foi uma experiência normal na igreja cristã primitiva.
2. Os crentes de hoje, devem ardentemente buscar o batismo no Espírito Santo e com fogo, conforme mandamento do Senhor Jesus Cristo, vindo sobre o membro o revestimento de poder no serviço e trabalho do ministério.
3. O batismo no Espírito Santo é posterior à experiência do novo nascimento, e é uma experiência distinta.
4. As experiências que acompanharão o batismo no Espírito Santo são:
*Transbordante plenitude do Espírito,
*Profunda reverência a Deus,
*Uma intensa consagração a Deus,
*Amor mais ativo por Cristo, pela Sua Palavra, e dedicação ao seu trabalho pelos perdidos.
A Evidência Física Inicial do Batismo no Espírito Santo
1. O falar em outras línguas como ao Espírito de Deus aprouver,
2. O falar em línguas tem a mesma essência do dom das línguas, mas é diferente em propósito e uso.
Santificação
1. Consiste no ato de separação.
2. Quem procura santificação deve se apartar do que é mau, e se dedicar a Deus.
3. Sem santidade, ninguém verá o Senhor.
4. Pelo poder do Espírito Santo, somos capazes de obedecer a ordem: "Sede santos, porque eu sou santo".
5. A santificação é realizada através da identificação com Cristo na sua paixão, pela fé diária na unidade, e oferecimento diário ao domínio do Espírito Santo sobre si.
A Igreja e Sua Missão
1. A Igreja é o Corpo de Cristo,
2. A Igreja é a habitação de Deus através do Espírito.
3. Cada crente, nascido do Espírito é uma parte integrante da Assembléia Geral e da Igreja do Primogênito, que estão escritos nos céus.
4. Propósito da Igreja é salvar o perdido.
5. Construir um corpo de crentes à imagem de Seu Filho.
6. Evangelizar o mundo.
7. Adorar a Deus em congregação.
8. Ser um canal dos propósitos de Deus.
9. Demonstrar amor e compaixão de Deus para todo o mundo.
10. Dar prioridade permanente a evangelização com acompanhamento de sinais sobrenaturais.
11 .Cuidar dos pobres e necessitados do mundo.
O Ministério
Com o propósito quádruplo de liderar a Igreja em:
1. Evangelização do mundo.
2. Adoração a Deus.
3. Construção de um corpo de santos sendo aperfeiçoados à imagem de Seu Filho.
4. Reunião com os ministérios necessidade humana de amor e compaixão.
Cura Divina
As Verdade Fundamentais declaram a cuda divina como parte integrante do evangelho, e declara como a libertação da doença estando prevista na expiação por Cristo na cruz, e declara como sendo privilégio de todos os crentes.
A Esperança Bem-Aventurada
Consiste na declaração da esperança de que aqueles que dormiram em Cristo, ressuscitarão e trasladarão aos céus, juntamente com aqueles que estiverem vivos, na vinda do Senhor. Essa declaração é a iminente e bendita esperança da igreja, a vinda de Jesus Cristo.
O Reino Milenar de Cristo
A segunda vinda de Cristo inclui o arrebatamento dos santos, que é a bendita esperança. Será seguida pelo retorno visível de Cristo com seus santos para reinar na terra por mil anos. Este reino milenar trará a salvação de Israel nacional, e o estabelecimento da paz universal.
O Juízo Final
Haverá um julgamento dos ímpios mortos que serão ressuscitados. Aquele que não for achado inscrito no Livro da Vida, juntamente com o diabo e seus anjos, a besta e o falso profeta, serão lançado no castigo eterno, no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Os Novos Céus e a Nova Terra
"Nós, de acordo com Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra onde habita a justiça".
Referências:
http://ag.org/top/Beliefs/Statement_of_Fundamental_Truths/sft.pdf (A declaração das Verdades Fundamentais da Assembleia de Deus - Texto em inglês)
http://www.igrejavida.org/cremos.htm
http://ag.org/top/Beliefs/Statement_of_Fundamental_Truths/sft_short.cfm
http://iadeco.com/?TargetPage=68B200F2-10D5-43DC-A100-B3870EB3D17E
http://adeus.no.sapo.pt/qsomos.htm#Verdades_Fundamentais
http://adbrasilia.com.br/portal/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1455
http://ag.org/top/Beliefs/Statement_of_Fundamental_Truths/sft_full_sp.cf %20exto (Verdades Fundamentais das Assembleias de Deus - Texto na íntegra em espanhol)
FONTE: Wikipédia
Blog Templos: Estas são as Doutrinas das Assembleias de Deus, seguidas e praticadas no Mundo todo. Quanto aos Usos e Costumes, cada Ministério é autônomo e independente para adotá-los da forma como julgar conveniente, sem interferência da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, ou do Concílio Geral em Springfield, USA.
Assinar:
Postagens (Atom)