domingo, 19 de agosto de 2012

Assembleia de Deus em Goiana - PE

Templo da Assembleia de Deus em Goiana, Pernambuco
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Foto recebida por e-mail de: Inácio Anacletto
Sobre Goiana:
O surgimento de Goiana é um mistério que permanece nas mentes das pessoas até os dias atuais. Sabe-se que muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil, Goiana já era habitada por indígenas. Inúmeros historiadores defendem seus estudos e com isso, nasce uma diversidade de teorias.

Os caminhos que Goiana percorreu até se tornar uma cidade...
A história mais aceita sobre a origem de Goiana, é a de que a cidade surgiu quando Diogo Dias ganhou e fundou o Engenho Recuzaém. Mas existe ainda a de que em 1501 com a finalidade de explorar a costa brasileira expedições portuguesas já tinham aportado o litoral goianense em uma praia, hoje denominada Pontas de Pedra. E ainda existe a tese de que a primeira povoação de Goiana esteve no Engenho Japumim.

Visita de Dom Pedro II

Em Goiana já havia anoitecido naquele dia cinco de dezembro do ano de 1859. Chegava em suas terras Dom Pedro II, imperador do Brasil, para pernoitar no Engenho Itapirema depois de ter visitado Recife e seus arredores. No dia seguinte, ainda de madrugada e com o tempo chuvoso, partiu para visitar o Engenho Bujari. Ainda no mesmo dia, chegou à Goiana acompanhado por uma comitiva com quase quinhentos cavaleiros.
Na véspera todos os preparativos tinham sido realizados para receber o monarca a contento. O que havia de melhor nos engenhos foi trazido para o sobrado onde ele se hospedou. Vieram pessoas de todas as regiões circunvizinhas e a cidade estava empolgada com a visita real. Dom Pedro II conheceu as Igrejas e encantou-se com a beleza do Cruzeiro do Carmo, no centro da cidade.


Ele chegou a visitar também o Hospital, as repartições públicas, as escolas e elogiou o avanço dos alunos no latim. Mais tarde ainda participou de solenidade na Igreja da Matriz, onde escutou a Banda Curica e Banda Saboeira à porta depois seguiu para o Tanquinho para ver como era feito o abastecimento de água da cidade e considerou a situação do porto fluvial aproveitando para discutir melhoramentos.


3 comentários:

  1. Faço parte deste ministério em Goiana - PE. O templo central fica em Recife.

    ResponderExcluir
  2. dou graças a Deus pela visão que ele tem dado ao anjo da igreja, meu Pr. AILTON JOSÉ ALVES. não há só este templo mas também outros muitos belos em Recife- pernambuco, como na cidade de Toritama, salgueiro, barreiros, aracoiba, abreu e Lima, Petrolina, entre outros

    ResponderExcluir
  3. paz do senhor me sinto feliz por poder esta aver essa pagina muito interessante fiquem na paz

    ResponderExcluir

POR FAVOR IRMÃOS E AMIGOS: AO COMENTAR SE IDENTIFIQUEM: NOME, CIDADE E IGREJA. NÃO USEM ESTE ESPAÇO PARA DISCUSSÕES DOUTRINÁRIAS OU SOBRE USOS E COSTUMES. NÃO É INTENÇÃO DESTE BLOG DISCUTIR SOBRE ASSUNTOS DE ORDEM MINISTERIAL. PEÇO TAMBÉM QUE NÃO USEM O ESPAÇO PARA FAZER ANÚNCIOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS, CASO QUEIRAM ANUNCIAR NO BLOG ENTREM EM CONTATO.
FIQUEM A VONTADE!
AGUINALDO SILVA - ADMINISTRADOR DO BLOG