domingo, 18 de dezembro de 2011

Assembleia de Deus Central de Belo Horizonte - MG

Assembleia de Deus Central de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Fotos de Jacó Rodrigues Santiago recebidas por e-mail de Otaviano Sabino da Silva

Fachada

Coral do Templo Central





Sede do Ministerio BH presidida pelo Pr. Moisés Silvestre Leal, NETO do Pr.
Presidente da Comademg Anselmo Silvestre.

A Assembléia de Deus em Belo Horizonte teve início em 17 de março de 1927, quando Clímaco Bueno Asa chegou à Capital Mineira e realizou o primeiro culto petencostal em sua residência, uma casa alugada na Rua Peçanha, no Bairro Carlos Prates. O Missionário Clímaco, como ficou conhecido, era boliviano de naturalidade e comerciante de profissão, tendo se convertido ao Evangelho em 1913, no Estado do Pará, ouvindo uma pregação do Missionário Gunnar Vingren, um dos fundadores da Assembléia de Deus no país. Com a pregação do Evangelho, muitas pessoas se converteram e os cultos passaram a ser realizados nas casas dos novos crentes até que, em 15 de janeiro de 1929, a igreja adquiriu um imóvel na Rua Uberlândia, nº 620 e inaugurou um pequeno templo construído pelos irmãos, que passou a abrigar a sede da Igreja.

No ano de 1930, o Missionário sueco Nils Kastberg chegou em Belo Horizonte, passando a auxiliar nos trabalhos evangelísticos e assumindo, em 02 de agosto de 1931 a direção da Igreja, com a mudança do Missionário Clímaco para o interior do Estado. Já no ano de 1932 foram consagrados os primeiros obreiros nacionais em Belo Horizonte, dentre os quais o Pb. Gil Braz Santilhano e o Pr. José Alves Pimentel. Como a Igreja já não tinha capacidade de abrigar os crentes, foi realizada uma duplicação do templo. Após dois anos e meio de intenso trabalho, o Miss. Nils Kastberg passou a direção da Igreja para seu colega sueco Missionário Algot Svensson. Na época a Igreja já contava com diversos pontos de pregação e algumas congregações entre elas a de Venda Nova e Santa Efigênia.

O Missionário Algot Svensson assumiu o trabalho no fim de 1933 e, muito dinâmico, solidificou a Igreja em Belo Horizonte. Em 1935 efetuou o registro da Igreja legalizando-a como pessoa jurídica, com a denominação de Sociedade Evangélica Assembléia de Deus. No ano de 1944, a Igreja adquiriu um terreno no centro da Cidade, à Rua São Paulo, e em 1950, iniciou a construção do templo que ainda hoje, abriga a sede da Igreja.. Nessa época, vários obreiros foram consagrados e o trabalho no interior do estado começava a florescer, sendo que os obreiros faziam longas viagens, ora a cavalo, ora a pé para dar assistência aos crentes do interior. As cidades de Bom Despacho, Corinto, Caratinga e Pirapora foram as primeiras cidades do interior a conhecerem o evangelho pleno. Em 1953, o Estatuto da Igreja sofreu a primeira alteração, mudando a denominação da instituição para Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Em 13 de maio de 1956 foi inaugurado o novo templo sede a Igreja.

Em 1958, o Miss. Algot Svensson viajou de férias para a Suécia e lá faleceu. Os obreiros nacionais já existentes na Igreja indicaram para sucede-lo o seu co-pastor, Anselmo Silvestre, que com a aprovação da Igreja, assumiu a direção do Ministério. Desde então, o Pastor Anselmo Silvestre tem presidido a Igreja, que em 1979 sofreu nova mudança de denominação, passando a ser chamada Assembléia de Deus. Nesses quase 50 anos a frente da Assembléia de Deus, o Pr. Anselmo Silvestre priorizou a descentralização do trabalho, com a aquisição de imóveis tanto na Capital como no interior do Estado e a construção de templos para a realização de cultos. Muitas frentes de evangelização foram realizadas, com cruzadas evangelísticas, concentrações e outros eventos que difundiram o Evangelho, fazendo da Assembléia de Deus uma das maiores Igrejas no Estado. Na área administrativa, o Pr. Anselmo Silvestre remodelou a Igreja, criando Departamentos e Comissões a fim de dar suporte ao desenvolvimento das atribuições eclesiásticas. Hoje, a Assembléia de Deus conta com 1655 templos em todo o Estado de Minas Gerais, onde abriga cerca de 80.000 membros e um Ministério de quase 3.000 Pastores, Evangelistas, Presbíteros e Diáconos que servem à causa do Evangelho.
Otaviano Sabino

8 comentários:

  1. Foto da fachada do Templo Central das Assembléias de Deus em Belo Horizonte, tirada por mim e postada no Panorâmio. O crédito da foto é bom que se saiba quem enviou, mas também o autor da foto. Outrossim, Pastor Moisés Silvestre, meu amigo de longa data, é neto do veterano Pastor Anselmo Silvestre e não filho como foi colocado aqui.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Jacó; obrigado pelas informações. Já fiz as correções e coloquei o crédito das fotos. Não havia colocado, pois como foi informado, as recebi por e-mail juntamente com as informações postadas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. obs. o Pastor Clímaco Bueno Asa, que também fundou a Assembleia de Deus em São Luís do maranhão, era colombiano e não boliviano..
    a IADESL em São LUIS/MA, completa 90 anos em 15/01/12... do Pr. Clímaco Bueno Asa ao Pr. José Guimarães Coutinho. 90 anos sob o impacto do poder.
    André Câmara - São Luís do Maranhão

    ResponderExcluir
  4. "Oh, Minas Gerais... quem te conhece, não esquece jamais..." Muito provavelmente, tal letra não havia sido composta e o saudoso evangelista, o irmão Clímaco, lembrara não das terras onde pisara, em Minas, que sem dúvida, maravilhavam muito mais que hoje, por ser muito mais natural e exuberante. hoje, é massiva a beleza imposta da selva de pedra. Como dizíamos, ele lembrara da inesquecível Belo Horizonte-MG e que era indispensável falar do amor que ele conhecera pessoalmente em outras terras, nas do Pará. Sua missão, ele cumpriu muito bem, anunciando o Evangelho do Senhor Jesus. Gostaria de saber mais da história deste desbravador. O artigo focou mais sobre o crecimento dos templos e avanço entre o Estado e nas sucessões. Seria interessante mais das história pessoais do irmão clímaco.


    Shalom

    R.S.Costa
    www.doutoresdealmas.org - subsídios gratuitos para mestres e alunos EBD CONAMAD. treinamos e formamos professores e discipuladores
    palestras gratuitas em igrejas, lares e escolas
    2636-3878 / 7121-6352 / robsontj@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor a todos , Assistam os videos da Igreja AD Rio Pretinho-MG do Ministerio de Teófilo Otoni-MG nus ajudem a crescer nosso canal no youtube se inscreva-se no nosso canal e dê uma curtida nos videos do canal e Deus vai te abençoar mais e mais

    https://www.youtube.com/channel/UCreF17VzuluI_086rIWq4Hg/videos

    ResponderExcluir
  6. pastor Simoni Hélio de Moraes, que já coordenou a regional Eldorado. Simoni foi eleito pastor presidente da igreja Assembleia de Deus no dia 1/7, com 54 votos, num colégio eleitoral que conta com 57 pastores regionais. Assume no lugar do Pr. Moises Silvestre

    Por Miss. Moises Gonçalves

    ResponderExcluir
  7. a paz do senhor Jesus a 25 conferencia da escola dominical,vai ser nesta igreja no mes de março de 2016,me confirme por favor,somos do Es ja estamos nos preparando para participa,se a sim Deus nos permiti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmelita a paz do Senhor, a conferencia não ocorrera neste templo, e sim em uma casa de exposições(Minas Centro)que fica a poucos quarteirões desta mesma igreja

      Excluir

POR FAVOR IRMÃOS E AMIGOS: AO COMENTAR SE IDENTIFIQUEM: NOME, CIDADE E IGREJA. NÃO USEM ESTE ESPAÇO PARA DISCUSSÕES DOUTRINÁRIAS OU SOBRE USOS E COSTUMES. NÃO É INTENÇÃO DESTE BLOG DISCUTIR SOBRE ASSUNTOS DE ORDEM MINISTERIAL. PEÇO TAMBÉM QUE NÃO USEM O ESPAÇO PARA FAZER ANÚNCIOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS, CASO QUEIRAM ANUNCIAR NO BLOG ENTREM EM CONTATO.
FIQUEM A VONTADE!
AGUINALDO SILVA - ADMINISTRADOR DO BLOG