sexta-feira, 24 de junho de 2011

Assembleia de Deus ou Assembléia de Deus?

Desde Janeiro de 2009 está em vigor o novo acordo ortográfico, as mudanças no idioma visam universalizar a língua portuguesa. Facilitando o intercâmbio cultural entre os países lusófonos entre outras coisas.
Com este Novo Acordo a palavra "assembleia" não usa mais acento. No entanto, ainda vemos, no caso das Assembleias de Deus, muitos templos usando nas suas fachadas a palavra "Assembleia" com acento, ou seja "Assembléia".
Algumas usam letreiros e painéis antigos, mas há templos novos onde está se usando ainda a forma de escrever antiga, ou seja com acento agudo.
Há uma discussão de que por ser uma Marca Registrada, a Assembleia de Deus não precisaria mudar a forma de escrever, assim não seria errado o uso do acento agudo.
Todavia, na minha opinião, acho que a forma de escrever o Nome da Igreja deveria ser atualizado de acordo com a Nova Ortografia, e é assim que eu escrevo aqui no Blog.
Na verdade nem é tão complicado assim fazer esta mudança nos letreiros das fachadas dos templos, pois apenas seria efetuada a remoção do acento ou pintura sobre o mesmo para ocultá-lo.
 

Pelo Novo Acordo:
Acentuação
• Nova Regra: Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas
• Regra Antiga: assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, panacéia, Coréia, hebréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
• Como Será: assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico

Leia mais sobre o Novo Acordo Ortográfico Aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR IRMÃOS E AMIGOS: AO COMENTAR SE IDENTIFIQUEM: NOME, CIDADE E IGREJA. NÃO USEM ESTE ESPAÇO PARA DISCUSSÕES DOUTRINÁRIAS OU SOBRE USOS E COSTUMES. NÃO É INTENÇÃO DESTE BLOG DISCUTIR SOBRE ASSUNTOS DE ORDEM MINISTERIAL. PEÇO TAMBÉM QUE NÃO USEM O ESPAÇO PARA FAZER ANÚNCIOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS, CASO QUEIRAM ANUNCIAR NO BLOG ENTREM EM CONTATO.
FIQUEM A VONTADE!
AGUINALDO SILVA - ADMINISTRADOR DO BLOG