quinta-feira, 26 de maio de 2011

Templo Sede da Assembleia de Deus em Curitiba, Paraná (CGADB)

Cândido de Abreu, 367 - Curitiba - PR
Fone: (41) 3259-4300
www.assembleiadedeus.org.br
Dirigente: Pr. Wagner Tadeu dos Santos Gaby
RESUMO HISTÓRICO

A igreja Assembléia de Deus em Curitiba nasceu na década de 20 tendo como seu fundador, o pastor Bruno Skolimowski, que no ano de 1928, vindo de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, iniciou a pregação do Evangelho nas comunidades polonesas - em sua língua de origem, que povoavam a região, num verdadeiro trabalho de evangelismo pessoal. Num curto período de tempo, o pastor Bruno, nas tardes de domingo, realizava cultos para os poloneses num local situado na Rua Trajano Reis.
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Curitiba foi fundada em 07 de Agosto de 1929. Foi quando também se deu o inicio dos cultos em português, visto que, a igreja já atendia pessoas de diversas nacionalidades, contemplando, além dos irmãos poloneses, ucranianos, brasileiros, entre outros. Como as águas de um rio, a igreja expandia seu alcance chegando, então, às cidades de Guaraqueçaba, Paranaguá, Ponta Grossa, Jaguariaíva e Faxinal.
Os tempos eram difíceis, e o mundo vivia o período da “grande depressão” – primeira grande crise econômica mundial, na década de 30. O abnegado pastor Bruno via-se obrigado a trabalhar como marceneiro para sustentar a sua família e o ministério. Mas Deus sempre proveu nos períodos de necessidade abrindo portas, continuamente, para a pregação da Palavra.
Certa ocasião caminhando pela Avenida Iguaçu e falando do amor de Deus às pessoas, uma nova porta foi aberta por intermédio da proprietária de uma quitanda que cedeu uma sala para a realização de cultos. O próprio pastor fez o púlpito e os bancos do novo local de culto, onde muitas almas se converteram ao Senhor. Nos primeiros cultos a primeira família a se converter foi a da irmã Perciliana Batista, em seguida a irmã Carlota com sua família, e a irmã Maria do Nascimento.
Um dos primeiros milagres de cura na igreja em Curitiba que se tem registro é a do casal de idosos convidado, na ocasião, pelo irmão Alcides Batista. O esposo que atendia pelo nome de José Pergeti sofria de ataques e convulsões recorrentes. No momento da oração o pastor Bruno impôs-lhe as mãos e, imediatamente o homem foi curado para a glória de Deus. Em seguida o recém curado se converteu ao Senhor e, com o passar dos anos, todos os membros da sua família também se renderam aos pés do Senhor Jesus.
Nesse tempo quando o salão de cultos era na Rua Trajano Reis, esquina com a Rua Carlos Cavalcanti, várias pessoas passaram a integrar a igreja, formando, dessa forma, os primeiros soldados a passarem pelas águas batismais. No ano de 1930, a igreja foi transferida para a Rua Silva Jardim. Ali se entregaram para Jesus as famílias Kromiek e  Reikdal, e outras. Foi nesta fase que Deus enviou da região norte do Brasil o irmão Manoel Jerônimo, o qual muito ajudou o pastor Bruno em suas atribuições eclesiásticas, bem como na Convenção Paranaense, sempre com um comportamento digno e respeitável. Fato interessante é como as reuniões discorriam naquela época visto que, a igreja abrigava irmãos de diferentes nacionalidades. No momento da oração cada irmão sentia-se na liberdade de orar em sua língua nativa, simultaneamente, como: português, russo, polonês e leto. Os primeiros batismos foram realizados no rio Barigui e no lago Capão da Amora. Os irmãos Carlos Reikdal e Elza Reikdal foram um dos primeiros casais batizados no Rio Barigui.
Chegou o tempo que a igreja teve que mudar-se para a Avenida Iguaçu. Deus abençoou o trabalho e muitas vidas se converteram entre as quais, a família Urbano.
Depois a igreja instalou-se na Avenida República Argentina, próximo da esquina com a Rua Getúlio Vargas. Foram dias maravilhosos onde centenas de pessoas aceitaram ao Senhor Jesus, promovendo, assim, o crescimento sistemático da igreja. Depois disso a igreja voltou para a Avenida Iguaçu, tendo cada passo confirmado pelo Senhor através das bênçãos derramadas.
Devido às necessidades da época a igreja mudou-se novamente de endereço, desta vez para a Rua Bento Viana e posteriormente para a Rua Trajano Reis - esquina com a Rua Barão de Antonina. Foram dias que a igreja sentia o pulsar do Espírito Santo de forma maravilhosa.
O crescimento da obra gerou a necessidade de uma nova mudança, agora para a Rua Marechal Floriano, próximo a esquina com a Rua José Loureiro. Nesta época chegou vindo do Estado do Rio de Janeiro, já pelo norte do Paraná, o irmão Carlos Mazza e sua esposa, irmã Maria e seus quatro filhos - companheiros de todas as horas do pastor Bruno no atendimento das congregações, principalmente nas cidades de Ponta Grossa, Jaguariaíva e Ibiporã (Londrina). O pastor Mazza deixou grande exemplo de humildade, dedicação e obediência.
Ainda mais uma mudança de endereço para a Rua Barão de Antonina, esquina com Rua Mateus Leme, quando se agregaram à igreja, os irmãos: Jacinto Marques e esposa Aristotelina e filhos, Julio de Oliveira com sua esposa, irmã Rosa e filhos, e o casal Neida e André, vindos da cidade de Ponta Grossa.
Neste endereço foi construído um tanque batismal e no culto de passagem de ano 1934/1935, à meia-noite, foi realizado um grande batismo em águas.
Nesta época houve um vertiginoso crescimento da igreja, e os irmãos resolveram comprar uma propriedade na Avenida da Graciosa, atual Avenida Cândido de Abreu, 367. Neste terreno já havia um barracão onde funcionava uma fábrica de cadeiras de palha e vassouras, que foi transformado num templo; havia também uma casa nos fundos que servia de casa pastoral.
Assim, com muita alegria e júbilo, a igreja mudou-se para sua sede própria, definitivamente. Houve uma grande reunião com os irmãos de todo campo, onde o irmão Alfredo Reikdal – genro do pastor Bruno, se fez presente.
Os primeiros crentes na Rua Cândido de Abreu foram: José Franklin e sua esposa Maria e filhos; Orlando e Ilda de Sá; os jovens: Tadeu Sultoski, Vanda Sultoski, Antonio Amorim e João Cunha. Foi construído o tanque batismal e o pastor Bruno, antes de deixar o pastorado da igreja de Curitiba e rumar para a capital paulista, no bairro do Belém, realizou um lindo batismo em águas. Vale destacar que dentre os irmãos que foram batizados, naquela ocasião, consta o irmão José Lopes e esposa – este que mais tarde foi pastor em várias cidades do Paraná.
Após anos de trabalho e dedicação, o pastor Bruno Skolimowski  transferiu sua residência para a cidade de São Paulo, onde pastoreou a igreja do Belém, deixando provisoriamente na direção da igreja de Curitiba, o pastor Carlos Mazza.
E assim, a igreja pavimentou o caminho do sucesso na presença de Deus sendo pastoreada por grandes homens de Deus - destacados na galeria dos pastores presidentes da IEADC, até a era frutífera do pastor José Pimentel de Carvalho em 1962, e desde então imprimiu e manteve um ritmo de trabalho inovador, arrojado, fazendo da igreja Assembléia de Deus em Curitiba, um modelo de transparência, seriedade e fé naquele que é o dono da Obra, o Senhor Jesus!

Fonte: Site da AD Curitiba

(Homenagem a Curitiba, para onde me mudarei definitivamente em Junho/2011)

6 comentários:

  1. Que legal, sou menbro desta igreja, ela é linda por fora, mas por dentro MISERICODIA, ´nosso pulpito pareçe um puleiro de tanta tabua. so a Graça de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Ah irmão esta faltando a Assembléia de Araucaria...

    ResponderExcluir
  3. Se tiver foto do Templo de Araucária, por favor, nos envie! Obrigado!
    Aguinaldo

    ResponderExcluir
  4. QUE LINDAS AS MINHAS IGREJAS !!!
    SÓ FALTA A FOTO DA IGREJA DE MATINHOS NESSA PAGINA !

    ResponderExcluir
  5. Se tiver fotos do templo de Matinhos nos envie por favor irmão!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

POR FAVOR IRMÃOS E AMIGOS: AO COMENTAR SE IDENTIFIQUEM: NOME, CIDADE E IGREJA. NÃO USEM ESTE ESPAÇO PARA DISCUSSÕES DOUTRINÁRIAS OU SOBRE USOS E COSTUMES. NÃO É INTENÇÃO DESTE BLOG DISCUTIR SOBRE ASSUNTOS DE ORDEM MINISTERIAL. PEÇO TAMBÉM QUE NÃO USEM O ESPAÇO PARA FAZER ANÚNCIOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS, CASO QUEIRAM ANUNCIAR NO BLOG ENTREM EM CONTATO.
FIQUEM A VONTADE!
AGUINALDO SILVA - ADMINISTRADOR DO BLOG